Aderiste ao clube de fãs do Bush?
O que te dói mais? Que Obama não tenha feito nada, ou o facto de isso não te incomodar?
Parece-me que o prémio outorgado a Obama é mais uma aposta nas acções futuras do presidente, sem claro retirar toda a aura reformista e progressista que traz consigo, em contraste vincado com o legado Bush. O merecimento deste prémio pode ser também originado pelo empenho de mudança que o próprio tem almejado para o seu país e o mundo.
O prémio Nobel da paz é em prol da paz. Talvez seja para quem sobretudo, busca a paz, e não propriamente, ou de maneira exclusiva, consiga a paz.
Sim, talvez, mas só o presidente Obama pode acabar com a escalada da guerra no Afeganistão da mesma forma que só Bush, enquanto presidente, a podia ter iniciado.
Porque não basta ser-se Bush, é preciso ser-se eleito presidente dos EUA, tal como não se basta ser esperança. mas há que cumpri-la.
Ao prolongar Guantânamo, o embargo a Cuba e forçar uma escalada no Afeganistão, Obama, que definitivamente não é igual a Bush, veio no entanto conferir-lhe alguma razão a Bush nas opções que tomou (ou se viu obrigado a tomar). De alguma forma, estes três casos protegem os interesses dos EUA, ou seria muito fácil acabar com eles.
Por isso acho este prémio Nobel uma hipocrisia.
Doí-me as comparações que se fazem com Bush. O que eu desconhecia é que existia uma esquerda capaz de dizer mal de alguém que tem defeitos, mas que inaugurou uma nova era.
Mesmo sendo prematuro, o prémio será um incentivo e ao mesmo tempo uma armadilha a Obama.
Sempre se disse que a herança era pesada, nós próprio em muitos aspectos, continuamos a tentar arrumar a herança do estado novo, nós que somos insignificante em relação ao tamanho e poder americano.
Depois de uma década de Bush, era dificil carregar no reset e em nove meses fazer mais.
Mas enfim, isso sou eu, que olho para as pessoas sem conotações anti-americanas.
Se Mandela fosse Obama ainda hoje estávamos a pensar em acabar com o apartheid, com muita calma...
Diz-me meu filho, acabar com Guantânamo basta uma ordem presidencial, o que demora Obama? A herança pesada? Bem quem sai aos seus...
Vá lá, alguma vez o PP tinha de dizer algo certeiro...lolol
Tb a mim me faz alguma confusão como pode Barack Obama ser distinguido com tal galardão.
tem uma carreira politica "pequena" e normal para um politico americano, nada de excepcional portanto.
antes de ser eleito pouco ou nada se ouvia falar dele por bandas da Europa e da ásia e África. logo só seria reconhecido no interior dos EUA.
Ainda não abandonou o Afeganistão e o Iraque, paises que foram invadidos pelos EUA, não fechou Guantanamo.
Será que eu sou assim tão cego que não tenha visto nada que ele tenha feito pela paz a não ser tentar acabar com arsenais nucleares por esse mundo fora?
é importante, mas continua a ser muito pouco...
abr...
A herança que recebeu é demasiado pesada para ser apagada subitamente.
Esperemos para ver.