Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Rituais

por Eduardo Louro, em 26.11.13

Com a aprovação na especialidade do Orçamento para o próximo ano cumpriu-se mais um ritual. A maioria aprovou o que o governo quis que fosse aprovado e, quando o presidente insiste no seu esgotado ritual de apelo ao consenso, não se limitou a ignorar as propostas da oposição. Foi mais longe e sentenciou que, consensos, só com outra liderança na oposição… Quer dizer, a maioria já não quer apenas limitar-se a determinar a governação, acha que deve ainda determinar a oposição. Do tipo: esta oposição não serve, queremos outra para brincar aos consensos!

E pronto já só falta o ritual de suspense do Tribunal Constitucional. E, claro, o dos sucessivos orçamentos rectificativos, porque este, mais ainda que todos os que ficaram para trás, não é para cumprir. O que não significa que não faça mal: não vai ser cumprido, mas faz todo o “mal” que tem a fazer. Sem que atinja nenhum do “bem” que apregoa!

Não faltou também o ritual de contestação, um pouco por todo o país, mas especialmente à frente do Parlamento, onde desta vez ninguém subiu as escadas. E, lá dentro, à hora da intervenção final da ministra Albuquerque, gritou-se demissão - um clássico seguido do ritual de evacuação das galerias!

Pelo sim e pelo não, não passem as coisas para lá dos rituais, Passos Coelho cancelou a viagem à Lituânia marcada para quinta e sexta-feira...

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De edgar a 26.11.2013 às 18:58

Quantas vezes é mais violento este orçamento do que a simbólica invasão das escadarias da AR ou os protestos das galerias?
Em vez de mandar evacuar as galerias era muito mais justo mandar evacuar as bancadas parlamentares do PSD e do CDS pelas sucessivas violências exercidas sobre o povo e a economia deste país e pelos ataques à Constituição.

Comentar post