Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os Prémios valem o que valem…

por Cristina Torrão, em 22.01.12

... mesmo que se trate do Prémio Nobel!

 

Documentos que foram recentemente tornados públicos mostram que J. R. R. Tolkien terá sido nomeado, há 50 anos, para prémio Nobel de Literatura pelo seu colega e amigo C. S. Lewis. O júri rapidamente recusou a nomeação, afirmando que O Senhor dos Anéis não teria qualidade suficiente para concorrer. Nesse ano, o vencedor foi o autor jugoslavo Ivo Andrić.

 

A qualidade literária de Ivo Andrić será melhor do que a de J. R. R. Tolkien. Mas eu nunca tinha ouvido falar desse escritor jugoslavo, ao passo que Tolkien é conhecido em todo o mundo, não só pelos seus livros, mas também, e principalmente, pelos filmes neles baseados.

 

Sou sincera: se eu tivesse de escolher um destes destinos, nem hesitaria...

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De António de Almeida a 22.01.2012 às 11:40

Esse raciocínio levado ao extremo também me permite afirmar que Tony Carreira é muito mais conhecido musicalmente no mundo da música que Manuel Cruz. Ou que Britney Spears tem mais admiradores que Nick Cave. Mas se tiver de escolher...
Entre os dois escritores não comento, até porque também apenas conheço um, mas não iria propor Dan Brown para Nobel no presente, nem atribuir o prémio Camões a Margarida Rebelo Pinto...
Sem imagem de perfil

De Cristina Torrão a 22.01.2012 às 19:18

É verdade, António. Por outro lado, também não podemos dizer que Tolkien seja um Dan Brown, ou uma Margarida Rebelo Pinto. Ele deixou uma obra memorável e eu acho que, muitas vezes, ao fazermos a apologia da qualidade literária, esquecemo-nos de outras qualidades dignas de mérito: imaginação e inteligências prodigiosas.

É claro que a qualidade literária deve ser valorizada. Mas, às vezes, sobrevalorizam-se escritores que sabem "brincar" com as palavras, mas se cingem a enredos fracos, porque lhes falta imaginação.

Claro que o Prémio Nobel se rege por certos pressupostos. A J. K. Rowling, por exemplo, nunca o ganhará. Mas eu, no lugar dela, estava-me bem a marimbar...
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 22.01.2012 às 12:21

Não sei... é sempre difícil ajuizar no subjectivo qu eé o valor literário.
Sem imagem de perfil

De Cristina Torrão a 22.01.2012 às 19:19

Essa é precisamente uma das dificuldades: definir o que é literatura e linguagem literária.
Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 22.01.2012 às 12:38

concordo totalmente. Não esquecer que JRR Tolkein apresentou uma imaginação prodigiosa. Não é qualquer escritor que para dar credibilidade ao mundo que imagina que chega ao ponto de imaginar um alfabeto novo e uma linguagem própria.
Sem imagem de perfil

De Cristina Torrão a 22.01.2012 às 19:21

Na mouche, Daniel!

Comentar post