Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vai-te 2010, venha 2012...

por Renato Seara, em 31.12.10

2010, é um ano que não deixará grandes saudades. Internacionalmente, começou com um forte abanão e consequente tragédia humanitária no Haiti e acaba com a promessa de termos na Costa do Marfim, o próximo Ruanda.

Em 2010, Dilma Roussef, torna-se uma das mais poderosas, senão mesmo, a mais influente voz feminina (juntamente com Hillary Clinton), na política mundial. Lula abandona o poder, com a noção de dever cumprido. O "seu" Brasil começou finalmente a ocupar, um lugar de destaque no contexto geopolítico mundial.

Os conservadores voltam ao poder no Reino Unido, mais de uma década depois. David Cameron, derrotou, um Partido Trabalhista, desgastado e em fim de ciclo.

 

Julian Assange (na foto), torna público através do "seu" Wikileaks, aquilo de que todos desconfiavam, a podridão da diplomacia norte-americana. Embora algumas revelações, resvalem para o puro "voyeurismo", outras, são fundamentais, para perceber os tiques imperialistas norte-americanos.

Em Abril, para espanto de todos, o dificilmente pronunciável, Eyjafjallajokull, volta a colocar a Islândia nas bocas do Mundo, novamente pelos piores motivos. O espaço aéreo europeu, é fortemente condicionado, pela nuvem de cinzas que entretanto se gera.

Golfo do México, volta, após o desastre provocado pelo furacão Katrina, a ser alvo de uma catástrofe ambiental. Desta vez, devida à irresponsabilidade humana. Durante 86 dias, uma plataforma petrolífera da BP, verte para o Oceano, toneladas de crude, provocando uma das maiores manchas negras de sempre, de consequências nefastas para a fauna e vida animal local.

2010, confirmou que os Estados do Sul da Europa, não passam de protectorados dos Estados do Norte da Europa. Portugal, está à mercê de agências que ninguém sabe, muito bem, para que servem. As mesmas agências que prevêem a nossa ruína, são as que em 2008, se mostravam espantadas com o colapso do Lehman Brothers. A confusa Grécia, foi o primeiro Estado a necessitar da ajuda internacional. Poucos meses depois a outrora exemplar Irlanda, seguia os passos gregos. Veremos por quanto tempo mais, nos aguentamos. Com os juros, a teimar não baixar da casa dos 6.5%, calculo que lá para meados de Março, a palavra "cortes" volte a ser o tema central dos serviços noticiosos.

Espanha domina o Mundial de Futebol, mas, o fim do ano, traz para as capas dos jornais, a "operação galgo", que mais uma vez, revela, que devemos sempre desconfiar do sucesso espanhol no desporto. O uso de doping, parece ser regra na vizinha Espanha. ContadorMarta Dominguez, etc. Será o futebol diferente?

Na Fórmula 1Sebastien Vettel, vence o mais disputado (mas longe de ser o mais espectacular) Mundial de F1 da história. Jorge Lorenzo e o inevitável Sebastien Loeb, conquistam o ceptro nas suas disciplinas, Moto GP e WRC, respectivamente.

 

 

Em Portugal, 2010, inicia-se com a tragédia madeirense. Uma chuvada de proporções épicas, aliada à tradicional falta de ordenamento territorial, causam milhões de prejuízo na ilha da Madeira. Jardim faz umas impensáveis tréguas, com José Sócrates. Quebradas no entanto, com a aprovação do OE, que prevê cortes nas verbas a enviar para a Madeira.

Pedro Passos Coelho (PPC) torna-se líder do PSD. Um resultado que se previa. José Pedro Aguiar-Branco, foi o grande derrotado do acto. PPC cedo, cede a Sócrates. Pede desculpas ao país, por ter anuído ao aumento de impostos previsto no PEC II. Estes primeiros meses de liderança, revelam apenas, que o PSD, tem em PPC, o seu Sócrates, estando agora, somente à espera da dissolução do Parlamento, que ocorrerá lá para Maio, depois de concluído o processo Presidenciais.

A propósito, este fim de ano, está marcado pela pré-campanha, para umas eleições, cujo vencedor, é já conhecido, Cavaco Silva. O homem que mais tempo esteve no poder desde o 25 de Abril, mas que continua a ser ilibado do actual estado do país, por uma maioria de ignorantes.

Portugal conhece um novo termo judicial, a "isaltinização da justiça" (cortesia do Daniel), que permite que os maiores vigaristas deste país continuem a pavonear-se com os fundos ilegalmente obtidos. Casa PiaFace OcultaBPN, etc, são exemplos de uma justiça morosa e pouco eficiente.

Sport Lisboa e Benfica, vence um campeonato disputado até à última jornada. Um campeonato, manchado por manobras pouco dignas. O Futebol Clube do Porto, vence a Taça de Portugal e humilha o seu rival a 7 de Novembro, num encontro memorável em que Hulk explica o porquê, de eu considerar, manchado, o campeonato passado.

Carlos Queiroz, comprova em 2010, o seu enorme talento como treinador adjunto. A selecção nacional de futebol ganha outra vida com a chegada de Paulo Bento.

Miguel Oliveira (Vice-Campeão Europeu de 125cc), Helder Rodrigues (4º Dakar), António Félix da Costa (melhor rookie de sempre nas Euroseries da F3) e Armindo Araújo (bi-campeão no PWRC) têm um memorável ano de 2010, tornando, inexplicável o porquê, de os serviços noticiosos apenas repararem nos feitos de MourinhoCristiano Ronaldo.

José Mourinho teve um ano de 2010, fantástico. É já, quanto a mim, o melhor treinador da história do futebol Mundial. Salvo o deslize em Camp Nou, onde foi cilindrado pela melhor equipa da história do futebol, 2010, foi o ano da consagração do Special One.



2011, prevê-se, pior que 2010. A crise económica vai-se acentuar. A injustiça vai permanecer. Portanto venha logo 2012, quanto mais não seja, porque em 2011, não há fases finais de grandes competições, que nos "anestesiem" durante o mês em que decorrem.

 

Feliz 2011 a todos.


ps: a imagem reflecte a minha escolha para personalidade do ano de 2010.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


10 comentários

Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 31.12.2010 às 12:43

antes de ler o resto, discordo logo da tua primeira afirmação. Só facto de estarmos todos no 2711 engrandece logo o nosso ano. Vou ler o restante.
Imagem de perfil

De João António a 31.12.2010 às 13:35

Gostei do 2010, venha 2010 . Uma muito boa escolha de titulo.
Quanto à insinuação sobre o titulo do Benfica é que não é a mais correcta (e eu que sou insuspeito ) porque para mim os campeões são sempre merecidos. Razão tens quanto ao Armindo Araújo, que merece todos os elogios e foi simplesmente esquecido, afinal ele é tão só CAMPEÃO DO MUNDO .
Boas saídas e melhores entradas Renato.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Renato Seara a 31.12.2010 às 17:33

Como ainda estamos em 2010, tinha que provocar, no bom sentido o Daniel e o Manuel.

Óptimo 2011 para ti também João. Abraço.
Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 31.12.2010 às 14:03

estiveste bem. Retirando a parte em que falas do Benfica. Desejo-te um bom 2011 e que te sirva para esqueceres essa dor de o Benfica ter sido campeão por ter jogado melhor e ter vencido mais vezes.

Um abraço.
Sem imagem de perfil

De Renato Seara a 31.12.2010 às 17:34

Caro Daniel, essa dor nunca passa. Mas vá, feliz 2011.
Sem imagem de perfil

De manuel g a 31.12.2010 às 15:03

A maior tragédia está para vir, a releição de Cavaco. Só nos resta o 2711
Sem imagem de perfil

De Renato Seara a 31.12.2010 às 17:35

José Manuel Coelho promete levar a decisão para a segunda volta. Feliz 2011 para ti Manuel.
Imagem de perfil

De Nuno Raimundo a 31.12.2010 às 15:12

Feliz Ano Novo 2011 e faço votos de "força", coragem e vontade de lutar contra o que por aí vem.

abr...
Sem imagem de perfil

De Renato Seara a 31.12.2010 às 17:37

Feliz 2011 Nuno. Abraço.
Imagem de perfil

De manuel gouveia a 01.01.2011 às 10:46

Sem a nação o que seria de nós? Percebo-te meu caro, obrigado por a ters sempre nos teus pensamentos.

Comentar post