Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Quando o Daniel Santos me endereçou o amável convite de escrever um post , no âmbito das comemorações do segundo aniversário deste simpático 2711, fui procurar outros acontecimentos relevantes que tivessem ocorrido no dia 11 de Dezembro de 2008.  Comecei por constatar que nesse dia reuniu o Conselho de Ministros, facto de tal modo irrelevante, que não merece ombrear com este grupo de bravos que se abalançaram na aventura da blogosfera. No entanto, este facto permitiu-me concluir que o 2711 nasceu numa quinta-feira, um  dia que, segundo os astros, augura  sucesso aos projectos que se iniciem sob a  protecção de Júpiter.  Googlando, lá fui descobrindo outros factos irrelevantes. Estava pronto a desistir, quando me lembrei de ir ver o que tinha escrito no Crónicas do Rochedo nesse dia.

Hélas!  Isto sim, foi notícia. Manoel de Oliveira celebrou, nessa data, o seu centésimo aniversário e eu escrevi um post de que destaco um excerto:

“Celebrar 100 anos é sempre motivo de admiração. Assinalá-los com pujança, vigor e uma mente lúcida onde ainda nascem projectos de futuro é um fenómeno!
Para além de uma vida cheia, onde não faltou a prática desportiva, o amor pelos automóveis e pela velocidade( chegou a entrar em corridas), Manoel Oliveira ainda teve tempo para ser um realizador profícuo, cuja obra ficará iniludivelmente gravada nas páginas da história do cinema. Mal amado em Portugal , mas constantemente elogiado pela crítica estrangeira, aplaudido de pé em Cannes, Berlim ou Veneza e alvo de indiferença ( quando não azeda crítica) caseira,
Manoel de Oliveira cumpriu o calvário de muitos génios portugueses, a quem a generosidade da alma lusa sempre regateou elogios”.

Ora é aqui mesmo que eu pretendo chegar. Como disse no início, o 2711 é um blog simpático, com gente muito cordata que recusa o protagonismo fácil e não se envolve em guerras blogueiras de alecrim e manjerona, para ganhar protagonismo. Mentiria se dissesse que o acompanho desde o nascimento mas, desde que o descobri, tornei-me visita assídua. Já várias vezes destaquei, no meu blog, a qualidade do 2711. Gosto de ler o que por aqui se escreve e a forma como se escreve. Registo também um aspecto que me parece ser inovador na blogosfera, que é o facto de ter colaboradores em dias fixos ( o Ferreira Pinto e a Cristina Mendes Ribeiro que há muitos anos acompanho). Este ano, passaram a fazer parte da equipa duas outras bloggers que há muito admiro – a Ana Lima e a Blonde. O 2711 está assim a cumprir o seu percurso. Desbravando novos caminhos, abrindo o seu espaço a outras opiniões.

Já por aqui li alguns posts onde os autores lamentavam a reduzida visibilidade que é dada ao 2711. Concordo em absoluto, compreendo algum desapontamento perante essa injustiça, mas permitam-me que estabeleça uma vez mais um paralelismo com Manoel de Oliveira. Fez o seu caminho sem cedências, certo de que estava a cumprir o seu percurso, indiferente às críticas de que foi alvo em Portugal.  Faço votos  que o 2711 continue, como até aqui, a seguir o seu percurso sem cedências, fiel aos seus princípios e ao seu estilo. Inovando, mas sem deixar de  proporcionar aos seus leitores este agradável prazer de visitar uma casa onde abunda a  simpatia e  a opinião, mesmo quando  corrosiva, é sempre leal.

Admito que o 2711 não chegue a comemorar o centenário, como o Manoel de Oliveira. Daqui a 98 anos os blogs devem estar completamente ultrapassados e a Internet será vista, pelos vossos bisnetos, com o mesmo desdém com que os vossos filhos olham para o gravador de cassetes, a televisão a preto e branco, ou o ferro de engomar a carvão. Por isso, além de parabenizar todos os que fazem o 2711, quero pedir-vos que enquanto estiverem por cá,  continuem com o vosso entusiasmo e a vossa persistência, a construir este espaço que enobrece a blogosfera.

Um grande abraço a todos.
Carlos Barbosa de Oliveira

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Imagem de perfil

De manuel gouveia a 13.12.2010 às 14:58

Não tinha pensado nisso... mas é natural que o nascimento do 2711 ofusque toda a história desse dia, tudo o mais nos parece agora irrelevante, com excepção da tua crónica, obviamente.

Um abraço.
Imagem de perfil

De João António a 13.12.2010 às 19:12

O dia 11-12-2008 é um marco histórico na blogosfera !
Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 13.12.2010 às 19:53

"Faço votos que o 2711 continue, como até aqui, a seguir o seu percurso sem cedências, fiel aos seus princípios e ao seu estilo."

Também eu espero e tudo farei para que o 2711 o faça.

Muito obrigado por este excelente momento e pela enorme mensagem.

Um abraço.
Sem imagem de perfil

De paulofki@gmail.com a 13.12.2010 às 20:22

Os meus parabéns ao 2711 e a todos os seus colaboradores.
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 13.12.2010 às 23:04

Gostei de rever o Carlos, que, por falta de oportunidade não tenho visitado no Rochedo.
Em grande.
Beijo Carlos

Comentar post