Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tanta hipocrisia...

por Eduardo Louro, em 06.12.13

Temos o muito nosso hábito de transformar os mortos em pessoas perfeitas. Um tipo pode não ter sido lá grande coisa em vida, mas logo que morre passa a ser o melhor do mundo… É normalmente assim em Portugal, e a isso chama-se hipocrisia. Em que também não somos nada maus…

A morte de Mandela mostrou-nos que essa hipocrisia não é um exclusivo nacional, mas mostrou-nos também que nem no caso deste Homem ímpar deixamos os nossos créditos por mãos alheias. A unanimidade à volta de Mandela não é assim tão desprovida dessa hipocrisia. Por exemplo, foi bonito de ver o discurso de Obama, elevando Mandela à categoria de seu mentor, de exemplo no passado e de luz para o futuro. Mas Mandela manteve-se proscrito nos Estados Unidos até 2008, foi mesmo até então considerado terrorista…

Também o Presidente Cavaco - que atinge o ridículo - e o primeiro-ministro Passos, não pouparam nos encómios, deixando a ideia que também em Portugal se não fugia à unanimidade em volta desta que é uma das maiores figuras da História Contemporânea. Tem sido no entanto recordada uma das últimas iniciativas em sede de plenário da ONU contra o regime do apartheid, em 1987, numa votação em que se pedia a libertação de Nelson Mandela, onde o governo presidido por Cavaco levou Portugal a votar contra, ao lado dos Estados Unidos, de Regan, e do Reino Unido, de Tatcher.

Ouvido sobre assunto, o actual ministro dos negócios estrangeiros engasgou-se - mas isso já é costume em Rui Machete – acabando por se limitar a invocar a sinceridade dos sentimentos manifestados agora pelo governo português. Mais refinadas foram as declarações de João de Deus Pinheiro, ministro dos negócios estrangeiros (MNE) daquele governo de Cavaco, para quem a decisão teria sido de um qualquer director geral. Dele – MNE – não tinha sido e que Cavaco não tinha tido nada a ver com aquilo. Que o que importava relevar era o papel do agora Presidente da República no fim do apartheid na África do Sul, vejam só.

Maior hipocrisia é impossível!

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Cristina Torrão a 06.12.2013 às 18:56

Bom texto!
Imagem de perfil

De Eduardo Louro a 06.12.2013 às 19:42

Obrigado Cristina.
Imagem de perfil

De João António a 06.12.2013 às 20:41

Só faltou uma linha ao Marocas . O texto tá no ponto .
Imagem de perfil

De Eduardo Louro a 06.12.2013 às 21:08

Cheira-me a fixação João António.
Imagem de perfil

De João António a 07.12.2013 às 11:46

Não Eduardo, claro que não. Mas as declarações que ouvi do sr . penso que estão ao mesmo nível , só isso .
Sem imagem de perfil

De Bento Norte a 07.12.2013 às 11:28

Melhor seria que alguns dos nossos institucionais que nunca respeitaram nem mereceram Mandela estivessem calados. Como muitos abutres sinistros que por aí campeiam.

Comentar post